Telescópios Refratores Telescópios Refletores Lunetas Binóculos

FAQ - Perguntas e Respostas

 Qual a diferença entre telescópios refletores e refratores ?

Um telescópio refletor tem um custo de produção mais barato em relação a outros tipos de telescópios, e lhe oferece mais abertura pelo dinheiro. Um telescópio refletor produz boas imagens e é indicado para astronomos que precisam da maior abertura possível para observar distantes e pouco luminosos astros do sistema Solar. Se você está procurando um telescópio que lhe dará espaço para crescer na astronomia , um telescópio refletor médio (114mm ou mais) é sua melhor opcao.

Quais as vantagens  de um telescópio refletor ?

Como um telescópio refletor é um telescópio aberto, é necessário sempre tampa-lo após o uso para evitar que a poeria se acumule nos espelhos. Outro ponto é que a imagem gerada pelos telescópios refletores são imagens invertidas de cabeça para baixo e caso se deseje desinverter é necessário a compra de acessório chamado lente inversora. Quando o telescópio é utilizado apenas para astronomia, este fato é mínimo pois como os objetos observados no céu são simétricos não se percebe esta inversão.

Quais as desvantagens  de um telescópio refletor ?

Como um telescópio refletor é um telescópio aberto, é necessário sempre tampa-lo após o uso para evitar que a poeria se acumule nos espelhos. Outro ponto é que a imagem gerada pelos telescópios refletores são imagens invertidas de cabeça para baixo e caso se deseje desinverter é necessário a compra de acessório chamado lente inversora. Quando o telescópio é utilizado apenas para astronomia, este fato é mínimo pois como os objetos observados no céu são simétricos não se percebe esta inversão.

É possível comprar uma lente para desinversão de imagem para telescópios refletores ?

Sim. Para este fim existe a lente inversora ou também chamada de ereta. Este acessório desinverte cerca de 80% a 90% da imagem. Note que é necessário observação o tamanho do padrão das oculáres ( 0.965'' ou 1.25'') antes da compra para que esta seja compativel. Consulte em nosso site na categoria Lentes e Filtros a disponibilidade da mesma. 

Quais os telescópios mais indicados para um observador iniciante ?

Para um observador iniciante, que nunca teve contato com um telescópio duas indicações são muito interessantes.

A melhor indicação é o modelo Toya Skyview 114mm, que possui uma ótima relação custo x benefício, sendo o mais vendido em nossa loja, já possui padrão ocular de 32mm, e oculares Super Plössl de série e possibilidade de upgrade com acessórios no futuro sem a necessidade de troca do equipamento.

Outra ótima indicação é o Telescópio Toya Galaxy Ultraoptec 70mmAZ, que inclusive pode ser usado em observações terrestres. 


Toda comparação entre telescópios deve ser feita por categoria. As categorias são especificadas pelo diâmetro da abertura (objetiva) do telescópio, pois ela  que proporciona a resolução e qualidade da imagem. Por exemplo abertura(objetiva) de 60mm, abertura(objetiva) de 114m, abertura(objetiva) de 150mm. E isso deve ser feito, sempre usando  uma mesma ocular.

A característica mais importante de um telescópio é a abertura, isto é, o diâmetro da lente principal ou do espelho. A abertura determina o brilho e a definição de tudo o que você irá observar. Um telescópio de 70mm nunca poderá mostrar as estrelas ou os detalhes de um planeta, como faria um telescópio de 114 mm. Assim como um telescópio de 114mm, por sua vez, jamais poderá competir com um telescópio de 150mm.


Em relação ao tamanho como são medidos os telescópios?

Todos os telescópios inclusive os menores, podem produzir qualquer magnificação (aumento) com a ocular certa. Devido a isso a magnificação não é uma maneira útil de classificar um telescópio.

Porém, o tamanho das lentes ou espelho, que é o coração do telescópio é geralmente uma maneira adequada para comparar o potencial de diferentes modelos de telescópios. Todos os nossos telescópio são classificados por tamanho já no próprio titulo para melhor comparação (ex. 70mm, 114mm , 150mm)

Porque o tamanho do espelho ou lente do telescópio é tão importante?

Quanto maior for o tamanho do espelho no caso de um modelo refletor ou das lentes no caso de um telescópio refrator, os astros celestes de menor intensidade serão mais visíveis ao telescópio e uma maior quantidade de aumento (magnificação) poderá ser utilizada e ainda sim produzir uma boa imagem.

Por exemplo: com 120x de aumento, um telescópio de 150mm irá mostrar vários astros que um telescópio de 60mm não irá mostrar. Alem disso, com 120x de aumento, um telescópio de 150mm irá produzir imagens que serão bem mais claras e nítidas do que utilizando o mesmo aumento em um telescópio de 60mm.


O que é considerado um grande telescópio ou um pequeno telescópio?

Um telescópio pequeno geralmente se refere para modelos de até 60mm.

Um telescópio médio seria classificado entre 70mm a 80mm.

Um telescópio médio-grande geralmente significa que o telescópio possui entre 102mm a 114mm.

Um telescópio grande é geralmente classificado de 150mm para cima.

Eu deveria comprar o maior telescópio que eu puder pagar?

Nem sempre. Telescópios maiores traduzem em mais astros para se observar e melhores imagens porem também são mais caros e menos portáteis do que um modelo menor. Muitos astrônomos escolhem telescópios menores porque assim podem transportar com maior facilidade para locais onde o céu é mais escuro e possuam menos poluição luminosa e assim há mais astros visíveis no céu.

Quando o transporte de um telescópio se transforma num sacrifício ele estará condenado a poeira guardado em casa. Quando se está comprando um telescópio para umnovo astrônomo, especialmente crianças, faz sentido começar com um telescópio que é adequado a seu tamanho, idade e interesse.

Como eu posso achar astros para observar?

Você irá precisar de uma luneta localizadora, que já acompanham quase todos os telescópios da marca Toya e Silstar uma das marcas mais conceituadas em observações astronômicas. Também, é indicado o uso de programas como o Stellarium, que é um planetário virtual onde é possível simular o céu em uma data especifica.
 

O que é possível ver com um telescópio?

Com qualquer telescópio você pode fazer inúmeras observações. Entretanto é necessário entender que quanto maior o aumento utilizado no telescópio, pior a qualidade da imagem que o telescópio irá te proporcionar e esta perda de qualidade é ainda mais evidente quanto menor for o telescópio. Portanto a abertura de um telescópio é o principal fator na escolha de um telescópio.

Eu realmente posso conseguir 500x de aumento com meu telescópio?

Sim, você pode conseguir 500x ou 600x de aumento mesmo com telescópios pequenos caso você utilize acombinação correta de lentes barlow e oculares. Porem com um aumento muito grande as imagens produzidas por estes telescópios serão inúteis. Ou seja, cientificamente é possível atingir tal aumento, porem na prática aimagem é muito escura. Utilizam-se muito estes números para efeito de comparação entre modelos distintos.

Quanto de aumento eu posso utilizar e ainda sim conseguir uma boa imagem?

Esta resposta depende muito da Mãe Natureza. Em noites em que o céu está claro e estável, você pode utilizar mais aumento do que em um situação em que o céu esteja mais nublado. Assumindo boas condições de observação, um aumento padrão seria o dobro do tamanho do  telescópio, por exemplo: um telescópio de 60mm teria como aumento recomendável 120x. Este aumento é mais do que necessário para ver os anéis de Saturno, as manchas equatoriais de Júpiter e muitos clusters de estrelas.


Como eu sei o quanto de aumento meu telescópio pode proporcionar?

As oculares de telescópio são classificas pela distância focal em milímetros, e não pelo seu aumento. Para se calcular o aumento de qualquer telescópio com dada ocular, se divide a distancia focal do telescópio , pela distancia focal da ocular utilizada. Uma ocular com distância focal de 25mm quando utilizada em um telescópio com distancia focal de 1000mm irá produzir um aumento de 40x. (1000/25 =40 )


Todas as oculares são iguais?

Não! Existe grande diferença entre modelos de oculares. As que vc mais encontrará são a Super(Huygens) e a Plössl. As oculares Huygens são muito baratas , possuem campo visual menor e qualidade bem inferior que uma Plössl. Quase todos os telescópios baratos vendidos no Brasil usam ocular Huygens ou Super como padrão. A Casa do Astronomo, desde 2010, vem importando quase todos os modelos da Toya já acompanhada oculares Plössl, que são as melhores do mercado, muito superiores, proporcionando melhor qualidade de imagem e um campo visual bem maior.

O que é uma Lente Barlow?

A Lente Barlow é um acessório que pode acompanhar o produto ou ser adqurido à parte, e sua finalidade é ampliar ainda mais o poder das oculares. Utiliza-se a Lente Barlow diretamente no focalizador do telescópio seguido da ocular. A Lente Barlow pode dobrar (2x) ou até mesmo tríplicar (3x) a magnificação da ocular. A Barlow mais indicada é a 2X, pois proporciona um aumento mais adequado, não prejudicando muito a qualidade da imagem vista. Porém como informado acima, quanto maior o aumento utilizado pelo telescópio, menor será a qualidade de imagem. 



O que é uma Montagem AZ ( Azimutal)?

A Montagem Azimutal(AZ) de um telescópio é um sistema mecânico em forma de "U" que permite o telescópio se mover tanto para cima e para baixo(altitude) como da direita para a esquerda (azimute). Mais simples e muito usada em construções de telescópios na versão conhecida como montagem Dobsoniana. Atualmente é o padrão adotado dos modernos telescópios computadorizados, pela simplicidade e não necessidade de posicionamento prévio. Ela proporciona um movimento de rotação da base com eixo perpendicular ao solo, e o movimento basculante do tubo do telescópio.

O que é uma Montagem EQ ( Equatorial )?

A Montagem Equatorial(EQ) de telescópio é um sistema mecânico complexo que está alinhado paralelo ao eixo da Terra e é pivotado em um angulo reto a fim de seguir o movimento aparente de objetos celestes (causado pela rotação da Terra). A montagem equatorial permite movimentos paralelos e perpendiculares em relação ao equador celeste. As montagens equatoriais podem ser ajustadas com um motor elétrico (um "drive clock") que automaticamente girará o telescópio, compensando a rotação da terra (isto também pode ser feito a mão).

O que é uma Montagem motorizada ( Clock Drive )?

Uma Montagem Motorizada Clock Drive requer que você ache o objeto a ser observado como as outras montagens, porem uma vez achado não é necessário acompanhar o astro para o mesmo se manter na ocular. O motor faz a rotação do telescópio na mesma velocidade do movimento do astro, o que proporciona maior conforto. Somente a montagem EQ possui a opção de motorização.

Astronomia é um hobbie formidável, que estimula a inteligência e inclusive ajuda no desenvolvimento de uma criança, ou adulto, pois requer aprendizado. Esse aprendizado é obtido com o tempo, observando, porisso o nome observação. A Observação é como um safari. Você pode fazer uma observação muito proveitosa em uma noite, com visualizações perfeitas, muitas surpresas agradáveis, e na noite seguinte não conseguir observar quase nada, usando o mesmo equipamento. Isto deve-se à enorme quantidade de variáveis em uma observação, como clima, posição dos astros, poeira cósmica, etc. Aí é que é como um safari. Onde a surpresa é o que maravilha o observador.

 

 

Formas de pagamento
Casa do Astronomo - Tradição e Segurança
Casa do Astronomo é uma loja virtual da Dibrapo Comércio e Importação Ltda CNPJ 06.957.683/0001-56 Rua Alice Alem Saadi, 454 - Nova Ribeirania - Tel:(16)3624-7666 14096-570 - Ribeirão Preto SP
Todos os preços e condições comerciais estão sujeitos a alteração sem aviso prévio. As imagens dos produtos são meramente ilustrativas.
Copyright © 2016 Casa do Astronomo. Todos os direitos reservados.
gestão mercadolivre - plataforma sisecommerce