Telescópios Refratores Telescópios Refletores Lunetas Binóculos

Como Escolher um Telescópio

A Observação Astronômica sempre fascinou a humanidade. Com o aumento das vendas e da produção, o os preços diminuíram, e o sonho de muitas pessoas, passou a se tornar possível e realizável. Hoje, quem deseja fazer uma observação mais acurada do céu, descobrir as maravilhas do universo, encontra telescópios de ótima qualidade e bons preços  A compra de um bom equipamento, deve ser considerada, principalmente se levarmos em conta os momentos inesquecíveis que eles irão lhe proporcionar por anos. 





A Abertura(Objetiva ou Espelho), é o principal e o coração de um telescópio, e a responsável pela quantidade de astros para se observar e por melhor resolução e melhores imagens.  E lógicamente a medida que ela aumenta, os preços também aumentam, assim como o tamanho do telescópio.

Quanto maior for a abertura(espelho no caso de um modelo refletor) ou (objetiva, caso de um telescópio refrator), os astros celestes de menor intensidade serão mais visíveis ao telescópio e uma maior quantidade de aumento (magnificação) poderá ser utilizada e ainda sim produzir uma boa imagem.

Por exemplo: Com 120x de aumento, um telescópio de 150mm irá mostrar vários astros que um telescópio de 60mm não irá mostrar. Alem disso, com 120x de aumento, um telescópio de 150mm irá produzir imagens bem mais claras e nítidas, do que utilizando o mesmo aumento, em um telescópio de 60mm.
 



Toda comparação entre telescópios deve ser feita por categoria. As categorias são especificadas pelo diâmetro da abertura (objetiva/espelho) do telescópio, pois ela  que proporciona a resolução e qualidade da imagem. Por exemplo abertura(objetiva/espelho) de 60mm, abertura(objetiva/espelho) de 114m, abertura(objetiva/espelho) de 150mm. E isso deve ser feito,sempre usando  uma mesma ocular. 

A característica mais importante de um telescópio é a abertura, isto é, o diâmetro da lente principal ou do espelho. A abertura determina o brilho e a definição de tudo o que você irá observar. Um telescópio de 70mm nunca poderá mostrar as estrelas ou os detalhes de um planeta, como faria um telescópio de 114 mm.  Assim como um telescópio de 114mm, por sua vez, jamais poderá competir com um telescópio de 150mm.
 






Este é um  ítem muito importante na escolha de um telescópio. Existe uma grande variedade de modelos de oculares. Geralmente os modelos mais usados são (Super)Huygens e Plössl. As oculares Super (Huygens) são muito mais baratas, possuem campo visual menor e qualidade bem inferior em relação a uma Plössl. Quase todos os telescópio baratos possuem esta ocular como padrão e ainda na bitola 0,965"(25mm).
Na Casa do Astronomo, a maioria dos modelos, são importados já equipados com Oculares Plössl de 32mm(1,25") de metal, as de melhor resolução existentes no mercado, que são infinitamente melhores, possuem melhor qualidade optica e um campo visual bem maior que as convencionais Super(Huygens).




Montagem Azimutal(AlthAzimuth)

Uma Montagem Azimutal para telescópio é um sistema mecânico em forma de "U" que permite o telescópio se mover tanto para cima e para baixo(altitude) como da direita para a esquerda (azimute). É uma montagem simples e funcional, fácil de usar, e com ótimo desempenho. É muito usada na construção de telescópios na versão conhecida como montagem Dobsoniana. Ela é o padrão adotado nos telescópios computadorizados, pela simplicidade e não necessidade de posicionamento prévio. Ela proporciona um movimento de rotação da base com eixo perpendicular ao solo, e o movimento basculante do tubo do telescópio.  

Montagem Equatorial

Uma Montagem Equatorial para telescópio é um sistema mecânico complexo, que está alinhado paralelo ao eixo da Terra e é pivotado em um ângulo reto a fim de seguir o movimento aparente de objetos celestes (causado pela rotação da Terra). A Montagem Equatorial permite movimentos paralelos e perpendiculares em relação ao equador celeste. As montagens equatoriais podem ser ajustadas com um motor elétrico (um "drive clock") que automaticamente girará o telescópio, compensando a rotação da terra (isto também pode ser feito a mão), fazendo o acompanhamento do astro visado. É mais indicada para telescópios com abertura acima de 150mm.

 

Formas de pagamento
Casa do Astronomo - Tradição e Segurança
Casa do Astronomo é uma loja virtual da Dibrapo Comércio e Importação Ltda CNPJ 06.957.683/0001-56 Rua Alice Alem Saadi, 454 - Nova Ribeirania - Tel:(16)3624-7666 14096-570 - Ribeirão Preto SP
Todos os preços e condições comerciais estão sujeitos a alteração sem aviso prévio. As imagens dos produtos são meramente ilustrativas.
Copyright © 2016 Casa do Astronomo. Todos os direitos reservados.
como construir uma loja virtual - plataforma sisecommerce